Os auto-cuidados para ser uma empresária plena

Mulher Mãe e Empresária Plena

Faz algumas semanas que dei uma formação a um grupo heterogéneo de pessoas, maioritariamente eram mulheres. Uma parte desse grupo eram estas jovens, cheias de energia. São mulheres, mães e empresárias plenas.

Nem sempre é assim…

No entanto nem sempre é assim. Porque ser mulher é ter vários papeis na vida e o cansaço físico, mental e emocional mais cedo ou mais tarde dá conta de nós. Volta e meia deparo-me com mulheres que estão esgotadas e afinal eu também já me deparei com essa sensação. Sei bem como é.

 

Encontrei recentemente um livro que me fez mergulhar e compreender melhor este assunto. Compreender como é importante para a pessoa saturada, exausta, encontrar foco e forças para estar presente. No presente, no que a rodeia e em si própria.

Os Auto-Cuidados e a Auto-Estima

Basicamente a razão principal pela qual me interesso sobre estes assuntos é porque para além de empresária Oriflame, eu sou maquilhadora profissional e uso a maquilhagem como um elemento para melhorar a auto estima das outras mulheres. Mas nunca pensei que estava tão perto da questão!

Os auto-cuidados, o apreciar o que nos rodeia, a vivência plena do presente, apreciar inclusivamente a ti própria e a aceitação da realidade são exemplos do que pode ser esses cuidados por ti. Embora cuidar da pele, maquilhares-te sejam formas de auto-cuidado, isso por si só não vão mudar o que se passa contigo nem diminuir a tua sensação de esgotamento. Existe um pouco mais a fazer por ti própria.

O que fazer por mim?

Fazer a prática de Mindfulness. Não é preciso sentares-te de uma determinada forma nem estar ou ser ausente de pensamentos ou ter pensamentos controlados. Basta na verdade fazer algumas pausas para experienciar mais a vida e pensar menos porque assim evitamos a espiral de pensamentos negativos.

Como praticar o Mindfulness e Auto-Cuidados

Vou dar-te exemplos:

Analisar como sabe a tua comida enquanto comes, a sua textura;   o som que o vento provoca nas folhas das árvores; as cores de uma flor; como é lindo o sorriso do teu filho.

Praticar a auto-compaixão, aceitares-te como és, seres a tua melhor amiga e tudo o que uma boa amiga faria por ti.

Investir tempo para comprar a tua comida saudável, para cozinhares como mereces e cozinhar para aqueles que cuidas e amas. Conecta-te com os outros de uma forma plena e consciente e vais sentir-me melhor.

Investir na tua beleza, na tua imagem. Fazer a tua limpeza de pele diária e hidratar a pele como tu mereces. Colocar serum e creme de contorno de olhos. São apenas 2 minutos por dia, 2 vezes por dia. Suaviza a tua pele durante esses dois minutos, aprecia a frescura, respira fundo e vive esse momento só teu.

A realidade do dia a dia

Às vezes deparo-me com esta realidade: as mulheres dizem-me nos meus workshops ou sessões de consultoria que não tem tempo para limpar a  pele, colocar um creme. Eu respondo sim você tem, no seu tempo é você que decide. Permita-se fazer pausa por uns segundos para não andar tão esgotada. Se você não tira dois minutos por dia, para estar consigo própria ao acordar e ao deitar vai tirar quando?

E você o que acha deste tema? Gostaria de saber mais formas de estar em consciência plena consigo própria? Outras formas de auto cuidados para diminuir o cansaço mental e emocional do dia a dia?

auto-cuidados
auto-cuidados

 

Deixe um comentário