Estar antenada com a tecnologia é fundamental para aumentar as vendas, seja melhorando a sua organização por meio de aplicativos, seja investindo em novas formas de divulgar os seus produtos. Você já pensou em vender no Instagram como solução para aumentar a sua renda?

As rede sociais são, hoje, extensões das inúmeras atividades que as pessoas fazem e isso inclui o consumo. Pense no seu próprio comportamento. Aposto que costuma pesquisar na internet antes de adquirir algum produto ou serviço, não é mesmo?

Por esse motivo, você não poderia perder a chance de utilizar essas ferramentas ao seu favor e impulsionar as suas vendas. Atualmente, o Instagram é uma rede social muito usada por quem deseja vender produtos e conquistar novos clientes. Os segmentos são vários: moda, cosmético, utilidades para o lar, esportes. Não há regras, nem limites!

Sabendo usar esse espaço você poderá aprender bastante sobre venda, tornando a sua atividade ainda mais conhecida e atraindo oportunidades.

Quer saber mais sobre o que é esse tal Instagram, como ele funciona e como vender produtos através dele? Confira abaixo!

O QUE É O INSTAGRAM?

O Instagram é uma rede social, o que significa que é um ambiente em que as pessoas utilizam para estender ou criar novos relacionamentos com outras pessoas. Elas partilham momentos de suas vidas e comunicam-se com marcas que possuem os mesmos valores que o seu.

Assim como o Facebook ou Whatsapp, a palavra chave aqui é relacionamento. A grande diferença é que o Instagram privilegia as fotos e vídeos ao invés dos textos.

Lá você vai encontrar muita imagem e vai perceber que cada marca ou pessoa tem a sua “cara”: utiliza mais determinadas cores, usam os filtros – uma “maquiagem” que padroniza o tom das fotos – e fala de uma forma específica com os seus clientes.

COMO VENDER PRODUTOS POR MEIO DELE?

A primeira coisa que você deve fazer é criar uma “personalidade” para a sua conta. Isso mesmo, assim como uma pessoa tem uma personalidade, o “seu” Instagram deve ter uma.

Muito mais do que uma vitrine, vender no Instagram é um meio de falar com as pessoas que estão interessadas em seu produto e chamar atenção de outras. Para isso, você deve utilizar corretamente as ferramentas que ele oferece.

Veja algumas dicas:

SE FAMILIARIZE COM A FERRAMENTA

Se empolgou com a ideia, já fez o download do aplicativo no celular e criou a sua conta? Agora só falta adicionar as fotos, não é mesmo?

Calma, antes de qualquer coisa certifique-se de que conhece bem esta rede. Você pode olhar perfis de pessoas que também estão ali para vender e observar como eles falam com o público.

Há bastante coisa a aprender: como funcionam os comentários, as “curtidas”, por exemplo. Se já é uma usuária veja como pode adaptar a maneira que usa a ferramenta para o seu negócio.

UTILIZE O RECURSO DA IMAGEM

Não tem jeito, a imagem é o recurso-chave para vender no Instagram. Isso significa que terá de abusar delas para chamar a atenção das pessoas. Coloque fotos de seus produtos e esteja certa de que elas estão bonitas e de que irão se destacar no meio de tantas outras.

Os filtros ajudam a embelezar a imagem, por isso, utilize-os. Além disso, é possível fazer montagens com várias fotos, explorando os ângulos do produto que está vendendo. Faça bom uso disso!

Outra boa dica é não deixar para falar com o público apenas na legenda. Criou uma nova promoção? Certifique-se de deixar isso claro na própria imagem. Raramente alguém irá ler a legenda, se a foto não é convidativa.

FAÇA BOM USO DAS LEGENDAS

Se a imagem atraiu, é a hora da legenda entrar em ação. É nela que você irá explicar o que não está informado na foto, ou mesmo, criar uma frase interagindo com o seu público. Explore o humor e a leveza que a plataforma permite.

Feito isso, já pode utilizar as hashtags. Hashtags são palavras que classificam uma postagem, agrupando todas elas e tornando mais fácil a busca por quem tem um interesse específico. Elas iniciam-se pelo símbolo “#”. Ex: #produtosdebeleza; #alimentaçãosaudável.

As hashtags conferem maior visibilidade ao conteúdo que você criar, que estará acessível a qualquer pessoa que pesquisar por ela.

FAÇA PARCERIAS

Existem muitas outras pessoas e marcas que também  o Instagram e que estão conversando com pessoas que, talvez, sejam seus futuros consumidores. Por isso, é importante manter uma relação não apenas com os clientes, mas com outros vendedores.

A parceria é uma forma de atrair mais gente para o seu perfil. Ela pode funcionar de várias formas: por meio da divulgação em troca de visibilidade, pela realização de promoções em conjunto, ou mesmo através de patrocínios.

É preciso selecionar um perfil certo e estar atento de que ele combina com o que você está vendendo e para quem.

Não faria sentido uma parceria com uma lanchonete de fastfood, se você vende roupas de academia, por exemplo.

PROMOVA A FACILIDADE NA HORA DA COMPRA

Você atraiu o público, conseguiu comentários legais e muitas curtidas. E agora?

Nesse momento, é interessante mostrar ao cliente de que forma ele pode adquirir o produto. Forneça um contato para que ele possa tirar as dúvidas por telefone, por exemplo. Indique um endereço onde ele poderá buscar os produtos.

Também é possível levar o seu cliente para um outro lugar, onde ele poderá fechar a compra pelo próprio celular, por meio de um site ou outro aplicativo.

Ah, e lembre-se de sempre responder às perguntas que surgirem. Isso demonstra atenção e aumenta a confiança em sua revenda.

Investir no Instagram é uma boa forma de vender produtos e aumentar a visibilidade de sua atividade de revendedora. Não apenas uma vitrine, essa é uma ferramenta de se relacionar com os seus clientes e entrar em contato com diferentes possibilidades de negócio.

Temos certeza que o Instagram pode ser uma boa ferramenta de trabalho para a revenda. Explore isso ao seu favor, seus clientes, e o seu negócio, agradecerão!

VOCÊ TEM UMA LOJA VIRTUAL E QUER VENDER NO INSTAGRAM?

O melhor jeito de alavancar as suas vendas rapidamente é investir em anúncios ou em ferramentas especializadas nessa função. Desde 2016, o Instagram permite que você realize anúncios direto pela sua conta, a vantagem é poder incluir o link direto na publicação. Também é possível fazer com que seus seguidores entrem em um link da sua biografia e comprem direto pelas suas fotos de produtos na rede social. Para isso, você pode usar as seguintes ferramentas: LikeStore, Like2buy, Soldsie, Chirpify e Have2Have.it

Curtiu as nossas dicas? Ainda restou alguma dúvida sobre como vender no Instagram ou gostaria de deixar as suas sugestões? Nos deixe um comentário logo abaixo!

Deixe um comentário