Como vender cosméticos: 7dicas
Como prometido continuamos o ultimo artigo. Veja aqui mais 7 dicas sobre como podemos vender cosméticos Oriflame.
1- Testemunhos
Partilhar testemunhos é a forma prática de demonstrar o valor do produto. Pode assim procurar na internet; na nossa plataforma oriflame e na nossa plataforma da equipa. Pode também criar o seu próprio testemunho e pedir testemunhos ou depoimentos aos seus clientes.
2- Sorteios
Faça sorteios de amostras, produtos e workshops ou serviços de consultoria entre os clientes. É assim, uma excelente forma de ativar a atenção do publico que nos segue portanto fidelizar os clientes.
3- Conjuntos de produtos
Criar conjuntos de produtos é uma forma de vender mais. Pode adicionar produtos com funções complementares ou potenciadoras. Ou então com a mesma cor, aroma ou tema. Imprima as imagens para ter dentro do catalogo e mostrar pessoalmente às clientes. Ou então, crie conteúdos digitais e divulgue online.
Poderá igualmente criar cabazes temáticos. Muitas vezes o cliente não compra porque não sabe o que comprar. E assim ao lhe ser apresentado um conjunto liberta dele a ansiedade de decisão/escolha.
4- Ficha de cliente
Faça com que o cliente sinta que está interessado genuinamente nele e não propriamente na venda. É importante estabelecer uma boa relação. É por isso útil criar uma ficha de cliente. Faça uma ficha de cada cliente, com as suas preferências : de produtos, de cores (sóbrias, discretas ou mais vivas, arrojadas), problemas de pele, preocupações de beleza, estilo de imagem etc. Assim, quando existirem produtos em lançamento ou em promoção adequados para um determinado cliente poderá aborda-lo: “Como sei que gosta muito de… ” Isso agradará o cliente. Ele vai sentir que foi notado, lembrado e valorizado. Anote também a data de aniversário do cliente e nesse dia (ou nesse catalogo) ofereça algo pelo seu aniversário! Isso vai fazer a diferença.
5- Atitude e ética
Se durante a conversa, o cliente comparar um produto Oriflame com outra marca, nunca fale mal da outra marca. Tente sempre falar do seu produto e dos seus benefícios, e assim, sem nunca falar negativamente de outra marca.
6- Vendas cruzadas
Se a cliente pede um batom, recomende o lápis para delinear os lábios. Se compra uma mala, sugira a echarpe do conjunto. E se a cliente compra um colar, mostre os brincos. Se a cliente compra um eyeliner sugira a sombra ou sombras em promoção. Afinal, existem inúmeras oportunidades de vendas cruzadas. O objetivo é aproveitar a oportunidade para mostrar algo mais.
7- Motor de venda
Por fim, a última dica deste artigo é sobre o motor de vendas. O motor de venda é um produto em promoção caso o cliente compre um x de euros em determinado catálogo. Assim, o motor de venda é uma ajuda às vendas e consequentemente ao nosso lucro.