Outono: Cuidados a ter na Mudança de Estação

Os dias voltam a ser mais curtos, anunciando o fim do Verão e o início do Outono, a estação que nos prepara para o Inverno. É uma época do ano com alguns cuidados de saúde especiais. Pode prevenir o aparecimento de surpresas desagradáveis como a queda exacerbada de cabelo, as gripes, constipações e alergias.

Problemas de Pele e Cabelo
Após o Verão, período em que a pele esteve mais exposta ao Sol, é natural que esta fique mais seca, podendo mesmo escamar e adquirir manchas, contribuindo para o seu envelhecimento precoce. Para manter uma pele saudável, hidratada e cuidada, deve dar continuidade à hidratação adequada. No caso dos cuidados de rosto deve utilizar cremes e/ou géis adequados ao seu tipo de pele. Recomenda-se, ainda, a realização de tratamentos de esfoliação, 1 vez por semana. Use um tratamento completo para conseguir os resultados satisfatórios. A pele do rosto não se trata com o uso de apenas 1 produto.

novage_oriflame_true_perfection

novage_oriflame-hidratar-pele-do-rosto

oriflame-ecollagen-hidratar-pele-do-rosto
Existem várias  opções que lhe posso sugerir para os cuidados de pele. Os conjuntos Novage são as minhas opções preferidas. Se tiver pele sensível ou qualquer tipo de necessidade específica contacte-me, terei muito gosto em ajudar.

Queda de Cabelo
O Outono é também a época da queda de cabelo, mais acentuada na mudança de estação, chamada de queda sazonal. É própria da época, tal como a queda da folhagem, e, neste caso, ocorre independentemente de outras causas da queda de cabelo, como os factores externos stresse, má alimentação, medicação ou doença. Geralmente, a queda de cabelo sazonal prolonga-se de forma mais acentuada por aproximadamente um mês, sendo preocupante se se observar por mais de dois meses. Ainda que seja uma mudança natural no nosso corpo, é possível, com alguns cuidados, atenuar esta queda de cabelo e estimular o crescimento saudável de novos cabelos que farão a devida substituição capilar. Para tal, deve ter o cuidado de aplicar um champô e condicionador adequados ao tipo de cabelo, podendo fazer inclusivamente uma máscara de cabelo hidratante uma vez por semana. Se tiver queda de cabelo use produtos próprios para o efeito como os indicados em baixo.

queda cabelo

A alimentação equilibrada, que inclua a dose diária recomendada de vitaminas e minerais essenciais, fontes de proteína completas, com destaque para o colagénio, e, ainda, garantir uma boa hidratação ao longo do dia. Além das fontes alimentares destes nutrientes, é especialmente nesta época que pode beneficiar de uma suplementação alimentar específica para o fortalecimento de pele, cabelo e unhas, contendo vitaminas e minerais específicos como o que vê nesta imagem.

anti queda cabelo suplemento

Se sofre de queda de cabelo sugiro este artigo»

Alergias e Reforço do Sistema Imunitário

Nariz entupido, olhos lacrimejantes, comichão na garganta e ouvidos, são alguns dos sintomas que usualmente aparecem no início do Outono. A baixa temperatura, o vento e o tempo mais seco, trazem também os primeiros sintomas das alergias. Estima-se que aproximadamente 30% da população mundial sofra de algum tipo de alergia, contudo, no Outono falamos especificamente das alergias do tipo inalante, isto é, provocadas por poeiras domésticas ou partículas poluentes ambientais, fungos, ácaros e/ou pólens.
As alergias respiratórias são particularmente preocupantes porque, se não controladas, podem favorecer o desenvolvimento de infecções graves das vias respiratória, como pneumonia, por exemplo. Para evitar as temidas crises alérgicas, a principal recomendação é o afastamento das fontes alérgicas e o reforço das defesas imunitárias. Antes de voltar a usar as roupas de Inverno, volte a lavá-la. Eu sugiro que coloque o óleo de Tea Tree nas maquinas de lavar para desinfectar a sua roupa, 1 colher de sopa por máquina de roupa.

oleo tea tree

Se possível, faça a secagem da roupa ao Sol, com vista à eliminação de poeiras e ácaros. Ao sair de casa deve deixar a casa ventilada deixando, se possível, as janelas parcialmente abertas, ou se fechadas, apenas com o vidro de forma a deixar entrar o Sol.

Na mudança de estação, as depressões imunitárias são comuns, deixando-o(a) mais susceptível a doenças, sobretudo do foro respiratório, destacando-se os grupos de maior risco como as crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunidade diminuída por doença ou medicação. Deve praticar uma actividade física regular e manter uma alimentação equilibrada que privilegie o consumo de frutas e legumes. Estes alimentos são fonte abundante de vitaminas e antioxidantes que reforçam a imunidade, com destaque para a vitamina C, A, E e do complexo B. Deve, ainda, incluir na sua alimentação alimentos, nutrientes e/ou outros compostos naturais com eficácia demonstrada no reforço da imunidade, quer através do consumo em natureza, quer através da ingestão na forma de suplemento alimentar, com destaque para os dois seguintes que eu própria não deixo de tomar: o Pack Wellness, o produto mais vendido em todo o mundo da Oriflame e o Batido Proteino Wellness que tem 3 sabores e que adoro no meu pequeno almoço sueco.

vitaminas14449782_741324099339280_5476712648487141318_n

14433095_741324096005947_6946348988788505697_n